No próximo mês de setembro será aberto um aviso para a definição da estratégia territorial e programa de ação para o próximo PROVERE, anunciou em Portalegre no decorrer do Encontro Final PROVERE – Resultados e Futuro que se realizou no Politécnico em Portalegre, António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, IP, que foi encerrado pela Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.
Através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (Provere), foi possível executar cerca de 96 240 000 de euros no Alentejo, com o investimento público a ser de 22 253 088 de euros tendo o investimento privado ascendido a 73 986 912 euros, tendo havido no Alentejo 5 projetos do Provere.
No decorrer do Encontro foram apresentados resultados de alguns projetos como o “InMotion 2020 Alentejo, Turismo e Sustentabilidade”, apresentado por Carlos Nogueira. Susana Cruz falou sobre o projeto provere “O Montado de Sobro e a Cortiça. O projeto “Valorização dos Recursos Silvestres do Alentejo” foi apresentado por Andreia Guerreiro, José Manuel Grilo, presidente da Câmara Municipal de Portel apresentou o projeto maisAlqueva – Valorização do Recurso Endógeno Alqueva.
“Entre o Mar e a Serra” foi o ultimo projeto a ser apresentado e Marta Cabral coordenadora da Rota Vicentina, tendo a sessão prosseguido com as intervenções de João Ferrão, Nelson Dias, e Paulo Ferreira, numa sessão moderada por Telma Guerreiro Secretária Técnica do Alentejo 2030. Encerrou a sessão a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que destacou a importância do PROVERE como o instrumento ideal para fazer a valorização daquilo que de melhor têm os territórios de baixa densidade.