O Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo 2014-2020, reuniu o seu Comité de Acompanhamento no passado dia 10 de maio, em Évora, no Palácio D. Manuel, gentilmente cedido pela CM Évora.
O Comité de Acompanhamento do ALENTEJO 2020, nos termos definidos no modelo de governação do PORTUGAL 2020, é o órgão que assegura a eficácia e a qualidade da execução do Programa Operacional Regional do Alentejo, competindo-lhe, designadamente, analisar e aprovar os relatórios anuais de execução, analisar os progressos verificados na prossecução dos objetivos do Programa e identificar os problemas que afetam o seu desempenho, bem como do plano de avaliação e estratégia de comunicação.
A agenda de trabalhos incluiu a apreciação e aprovação do Relatório de Execução Anual de 2021, os pontos de situação do progresso do Alentejo 2020, da preparação para o seu encerramento e do Plano de Avaliação, tendo sido ainda transmitidas outras informações de interesse aos membros do Comité, quer pela Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, quer pelos representantes da Comissão Europeia presentes na reunião. No âmbito da reunião, foi feita a apresentação pelos respetivos promotores de três projetos apoiados pelo Alentejo 2020: Centro de Acolhimento Turístico e Interpretativo de Évora e Alentejo Central do Município de Évora, BioBIP2_TECH Transfer do Instituto Politécnico de Portalegre, e o Centro Interpretativo Vinho da Talha do Município de Vidigueira.
O Alentejo 2020 já aprovou 4 528 candidaturas com um investimento total aprovado de 2.035 M€ e um apoio total dos fundos europeus de 1.254 M€.