A Comissão Europeia já abriu candidaturas à 14.ª edição dos Prémios RegioStars que distinguem, todos os anos, os melhores projetos financiados no âmbito da Política de Coesão.
Os beneficiários de projetos cofinanciados são incentivados a apresentar a sua candidatura, até dia 9 de maio, em CINCO CATEGORIAS TEMÁTICAS:
- EUROPA INTELIGENTE: Aumentar a competitividade das empresas locais num mundo digital
- EUROPA VERDE: Comunidades verdes e resilientes em contextos rurais e urbanos
- EUROPA JUSTA: Promoção da inclusão e da luta contra a discriminação
- EUROPA URBANA: Promoção de sistemas alimentares circulares, verdes e sustentáveis em áreas urbanas funcionais
- TEMA DO ANO: Melhorar a mobilidade verde nas regiões no Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021
Pretende-se com estas categorias mostrar como os projetos locais e regionais da Política de Coesão são fundamentais para contribuir para as atuais prioridades da UE para uma economia inteligente, verde e justa para todos.
Pela primeira vez, foi introduzida a dimensão dos cidadãos como um critério transversal nas candidaturas de projetos para todas as categorias, uma vez que os cidadãos estão no centro da Política de Coesão.
O concurso está aberto até 9 de maio de 2021.
Um júri independente de especialistas de alto nível selecionará os vencedores que serão anunciados em dezembro de 2021e o público também será convidado a escolher o seu projeto favorito.
Desde 2008, os RegioStars são os Prémios da União Europeia que distinguem projetos financiados pela Política de Coesão que demonstram excelência e novas abordagens no Desenvolvimento Regional.
Fonte: CE