Está concluída a primeira fase do concurso de pré-qualificação de parcerias e da macroestrutura das respectivas linhas estratégicas e dos territórios, que reúnam as condições adequadas à submissão de uma EDL – Estratégia de Desenvolvimento Local, e à constituição de um GAL – Grupo de Acção local, determinante para o processo de implementação do instrumento Desenvolvimento Local de Base Comunitária.
Na Região Alentejo, foram pré-qualificadas 11 parcerias com vista à submissão de EDL e reconhecimento dos GAL. As parcerias congregam-se em torno de uma estratégia integrada para um território sub-regional ou local.
O Desenvolvimento Local de Base Comunitária – DLBC visa promover, em territórios específicos, a concertação estratégica e operacional entre parceiros, focalizada no empreendedorismo e na criação de postos de trabalho, em coerência com o Acordo de Parceria Portugal 2020, e no quadro da prossecução dos objectivos da Estratégia Europa 2020.
Constitui uma resposta concertada de actuação para resposta aos elevados níveis de desemprego e índices de pobreza, através da dinamização económica local, da revitalização dos mercados locais e da sua articulação com mercados mais amplos e, em geral, da diversificação das economias locais, do estímulo à inovação social e à busca de novas respostas a problemas de pobreza e de exclusão social em territórios desfavorecidos em contexto urbano e em territórios rurais ou costeiros economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional.