Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Abertas Candidaturas no âmbito da Programação Cultural em Rede – Pactos

O ALENTEJO 2020 abriu avisos de concurso para apresentação de candidaturas no âmbito da Programação Cultural em Rede – Pactos, domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, cuja prioridade de investimento é o Investimento na Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Cultural.

Tendo em vista os compromissos assumidos por Portugal ao nível europeu, em matéria de património natural e cultural, para o período 2014-2020 e tendo presente o contexto atual de pandemia provocada pelo COVID 19, é pretensão dos Programas Operacionais Regionais, contribuírem para a preservação dos valores naturais e culturais, por via da sua conservação e da sua valorização turística, enquanto fatores de competitividade no modelo regional de desenvolvimento económico, apoiando iniciativas que visem:

  • Incrementar o turismo cultural;

  • Manter emprego e riqueza, valorizando o património cultural e natural;

  • Alargar os potenciais beneficiários e a captação de fluxos turísticos, aproveitando e maximizando as  potencialidades dos monumentos, palácios, jardins e museus enquanto espaços culturais com capacidade de dinamizar e acolher uma programação em rede, utilizando os seus espaços abertos e/ou recorrendo a recursos tecnológicos existentes;

  • Melhorar a inclusão, promovendo o acesso à cultura por pessoas com incapacidades físicas, sensoriais, cognitivas e de comunicação.

O objetivo específico deste concurso consiste em conceder apoios financeiros aos investimentos que visem promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística. Eixo prioritário: Ambiente e Sustentabilidade; Domínio da Sustentabilidade r Eficiência no Uso de Recursos.

O presente AAC tem aplicação na NUTS II Alentejo. Apenas serão admitidas candidaturas cujo investimento se localize na NUTS II a que se aplica o Aviso.

Os beneficiários do presente Aviso são a) Municípios (desde que em rede ou em parceria); b) Comunidades Intermunicipais (CIM); c) Entidades privadas sem fins lucrativos e agentes culturais, mediante protocolo ou enquanto parceiros das entidades referidas nos termos deste Aviso.

AVISOS

ALT20-14-2020-16 | CIMAA

ALT20-14-2020-17 | CIMAC

ALT20-14-2020-18 | CIMBAL

ALT20-14-2020-19 | CIMAL

ALT20-14-2020-20 | CIMLT

O prazo pra apresentação de candidaturas termina em 31 de agosto de 2020 às 18 horas.

Consulte no Balcão 2020.

 

 

Portal2020    Balcão 2020



IFRRU2020

Newsletter | Alentejo 2020