A Mostra Portugal 2020 decorreu ontem no Altice Arena (Sala Tejo) com o objetivo de dar a conhecer aos portugueses as realidades que se vêm construindo em todo o território com o apoio dos recursos europeus.
Mais do que taxas de execução ou indicadores económicos pretende-se que o País conheça de que forma os fundos da União Europeia contribuem para o seu dia-a-dia e para melhoria da sua qualidade de vida.
Entre as 9h30 e as 18h todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ao vivo os projetos e os seus impactos na economia, no território e nas pessoas.
O dia foi pontuado por quatro painéis temáticos – Qualificação e Inclusão; Território e Serviços Públicos; Sustentabilidade e Alterações Climáticas e Conhecimento e Inovação - que deram voz aos verdadeiros protagonistas da aplicação concreta dos fundos da União Europeia: os cidadãos responsáveis pelos projetos apoiados pelo Portugal 2020 e os gestores dos Programas Operacionais.
Também na zona de Exposição foi possível testar projetos de ponta, apoiados pelo Portugal 2020, desenvolvidos pelas empresas privadas e serviços públicos portugueses.
O Alentejo 2020 participou no painel "Qualificação e Inclusão" com uma intervenção do Presidente da Comissão Diretiva, Roberto Pereira Grilo.
Também foi apresentado nesta Mostra PT2020 um Projeto apoiado pelo Alentejo 2020 - o Projeto STORK, cujo beneficiário é a FRONTWAVE - Engenharia e Consultodoria, S.A. Este projeto consiste num novo material composito laminado de baixo peso, integrando pedra e cortiça, com vista à utilização na Construção e Reabilitação Sustentável e Eco-eficiente.
O evento contou na sessão de abertura com as intervenções do Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C), António Dieb e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque. O Senhor Ministro do Planeamento, Nelson de Souza encerrou o evento.