Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

  • 2018 - Ano Europeu do Património Cultural. Uma iniciativa da Comissão Europeia

Candidaturas abertas aos Cursos de Educação e Formação de Jovens

O PO CH - Programa Operacional Capital Humano, abriu candidaturas aos Cursos de Educação e Formação de Jovens, cujos beneficiários são entidades públicas e privadas que promovam cursos nas regiões Norte, Centro e Alentejo, disponibilizando-se mais de 29 milhões de euros para apoio a estes cursos.

Podem candidatar-se aos apoios os estabelecimentos públicos de educação, as escolas profissionais públicas, as entidades proprietárias de escolas profissionais privadas e as entidades proprietárias de estabelecimentos de ensino particular e cooperativo das regiões de intervenção do PO CH, Norte, Centro e Alentejo.

As entidades podem formalizar as suas candidaturas no Balcão 2020, conforme definido nos respetivos Avisos de Abertura de concurso - Aviso POCH nº 66-2018-09 e o Aviso POCH nº 66-2018-10.

A dotação máxima de Fundo Social Europeu (85%) constantes nos dois avisos publicados ascende a 25 milhões de euros (M€), aos quais acresce 15% da contribuição pública nacional, perfazendo um montante total disponível de 29.4 M€ para dinamização destes cursos.

Os Cursos de Educação e Formação de Jovens, de nível básico, financiados ao abrigo destes dois avisos, constituem uma oferta vocacionada para alunos com trajetórias de insucesso escolar nesse nível de ensino, visando assim promover um plena e bem sucedida inclusão de todos no percurso escolar.

São objetivos desta ação criar melhores condições para o cumprimento da escolaridade obrigatória, impulsionando medidas que promovam a qualidade do ensino, o sucesso escolar e a redução do abandono escolar precoce, criando ofertas mais adaptadas aos jovens que procuram um ensino mais prático, mais técnico e mais ligado às empresas, sem prejuízo da sua sólida formação geral. 

O PO CH contribuiu assim para a prossecução da trajetória de aumento do sucesso escolar e de redução dos níveis de abandono, tendo em vista a meta do Programa Nacional de Reformas de reduzir para 10% a taxa de abandono escolar precoce, que em 2017 atingiu os 12,6%, sendo que a mesma era superior a 40% no início deste século.

Este facto demonstra o progresso notável que o país tem feito neste domínio e para o qual a diversificação das vias formativas -  de que estes cursos são um exemplo - foi decisiva, como tem vindo a ser reconhecido por diversos estudos realizados nesta área.

As ações a financiar permitem promover um ensino metodologicamente direcionado para uma abordagem prática, assegurando a continuidade dos estudos e proporcionando o desenvolvimento de capacidades de âmbito profissional aos alunos. 

Dúvidas ou questões relacionadas com as candidaturas devem ser remetidas prioritariamente para o endereço de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. do PO CH ou para o suporte do Portugal 2020.

 

Fonte: PO CH, PT 2020

 

 

Portal2020    Balcão 2020



IFRRU2020

Newsletter | Alentejo 2020