Já se encontra disponível o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia n.º 13, com informação reportada ao primeiro semestre de 2018, lançado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C).
Neste boletim reportado a 30 junho de 2018, o Portugal 2020 regista um volume de fundos aprovados de 17,6 mil M€.
A taxa de compromisso regista uma evolução de 4 p.p. em relação ao último trimestre, situando-se atualmente em 68%.
Ao nível do compromisso o domínio da competitividade e internacionalização representa 37% do total dos fundos aprovados (sendo de destacar que os apoios às PME representam um quarto do total dos fundos aprovados), seguido do domínio do capital humano com 18% do total dos fundos aprovados.
Também a taxa de execução (26%) registou uma evolução de mais de 2 p.p. do que a verificada no trimestre anterior (24%), destacando-se neste indicador os domínios temáticos da competitividade e internacionalização com 28%, do desenvolvimento rural com 26% e o capital humano com 23% dos fundos executados.
Não obstante o processo de reprogramação em curso, onde todos os Programas Operacionais do Portugal 2020 procuram reforçar o seu alinhamento estratégico com o Programa Nacional de Reformas, tendo em vista otimizar o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, o bom desempenho do Portugal 2020 no quadro dos 28 Estados Membros é visível nos dados constantes neste boletim, assumindo Portugal uma posição de destaque nos pagamentos transferidos pela Comissão Europeia, ocupando o segundo lugar, com transferências na ordem dos 5,7 mil M€.
Fonte: AD&C