Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Alentejo 2020 lançou concurso Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

O Alentejo 2020 lançou um concurso para apresentação de candidaturas a Cursos de Especialização Tecnológica (CET), com enquadramento no Eixo Prioritário 2 ‐ Ensino e Qualificação do Capital Humano.

Os CET são direcionados para a formação técnica pós‐secundária não superior e combinam formação geral e científica, formação tecnológica e formação prática em contexto de trabalho, visando a aquisição do nível de qualificação 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Visam atingir os seguintes objetivos:

i) Suprir a necessidade de quadros intermédios verificada na economia regional;

ii) Formar técnicos especializados e capazes de assumirem, de forma relativamente autónoma ou independente, responsabilidades de conceção e/ou de gestão;

iii) Melhoria da coordenação da oferta formativa e da articulação entre as instituições, designadamente entre entidades de formação e entidades empregadoras.

Os CET constituem uma oportunidade de qualificação para jovens e adultos que pretendam retomar e/ou completar estudos, atualizar‐se ou especializar‐se em determinadas áreas pertinentes no mercado de trabalho, adquirindo competências científicas, técnicas e profissionais que os habilitem a uma inserção mais qualificada no mercado de trabalho.

Têm acesso aos apoios concedidos no âmbito da tipologia de operação constante do n.º 4 do presente aviso, as seguintes entidades formadoras que tenham autorização válida para ministrar os CET a candidatar:

a) O Turismo de Portugal, I.P., enquanto organismo que tutela as escolas de hotelaria e turismo;

b) Os centros de gestão direta e participada que integram a rede de centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.;

c) As escolas tecnológicas.

São destinatários do presente aviso de concurso para apresentação de candidaturas os jovens que cumpram as condições de acesso e ingresso fixadas nos artigos 7.º e 8.º do Decreto‐Lei  n.º 88/2006, de 23 de maio, na sua atual redação.

No Alentejo 2020 serão, preferencialmente e de acordo com os critérios de seleção, financiados os cursos desenvolvidos em áreas alinhadas com a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3) – Anexo 2.

A dotação financeira indicativa de Fundo Social Europeu (FSE) a alocar ao presente aviso é de 2.600.000 euros.

São elegíveis as operações que decorram na região do Alentejo, sendo a elegibilidade determinada pelo local onde se realiza a formação.

O concurso está aberto até ao dia 14.03.2017.

Consulte o aviso para saber mais informação.

 

Portal2020    Balcão 2020