Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Foi inaugurada a sede da Reserva Dark Sky Alqueva

No dia 30 de Setembro, foi inaugurada a sede da Reserva Dark Sky Alqueva, em Cumeada, Reguengos de Monsaraz, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, do Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, do Presidente da CCDRA e da Comissão Directiva do Alentejo 2020, Roberto Pereira Grilo, e de representantes de várias outras entidades da Região Alentejo.

A Reserva Dark Sky Alqueva é um projecto que foi apoiado pelo INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo, no período 2007-2013, com um investimento elegível aprovado de 527 mil euros e uma comparticipação financeira FEDER de 395 mil euros.

A Reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro sitio no mundo a receber a “Starlight Tourism Destination Certification”, concedida pela Fundação Starlight, com o apoio da UNESCO, OMT e IAC. A sua implementação tem objectivo principal a preservação e conservação do ambiente através de uma gestão mais eficiente da energia e o recurso a energias renováveis. O motivo de atratividade seja a fruição de um céu estrelado livre de poluição luminosa que permita oferecer ao turista atividades noturnas.

São iniciativas destas, criativas e inovadoras, mas que, em simultâneo, desenvolvem as vantagens competitivas do nosso território, assegurando o respeito pelo meio envolvente e garantindo os compromissos ambientais, que estão a mudar a forma de “olhar” para o Alentejo.

A utilização mais eficiente dos recursos energéticos, o recurso a equipamentos mais eficientes e menos poluentes e a energias renováveis, são componentes associadas ao projecto que promovem a sua sustentabilidade contribuem para uma cultura de sensibilização para a sustentabilidade e de maior e mais activa participação da população.

 

Portal2020    Balcão 2020