Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

CCDRA acolheu Workshop de Avaliação do JESSICA

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo acolheu a 26 de Julho um Workshop no âmbito dos trabalhos de avaliação do instrumento financeiro Fundo JESSICA Portugal. Este estudo tem como objetivo fornecer a avaliação social, económica, financeira e territorial do instrumento financeiro no seu estado atual de execução.

O Workshop realizado incidiu em concreto sobre os projetos desenvolvidos em Évora, e contou com a presença de alguns interlocutores chave, das Instituições de referência na gestão do território e dos gestores do fundo e destinatários finais. 

A iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), tem comprovado a aceitação do financiamento da reabilitação urbana através de instrumentos de engenharia financeira - que desafiam os promotores de investimentos e as entidades financeiras gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano a utilizar mecanismos reembolsáveis para viabilização de investimentos. 

O Comité de Investimento do Fundo JESSICA Portugal, é a entidade responsável pela condução do Fundo JESSICA Portugal, que operacionaliza a Iniciativa JESSICA em Portugal, através de um instrumento de engenharia financeira sob a forma de um fundo de participações dotado de 132,5 milhões de euros, 102,5 milhões de euros FEDER dos Programas Operacionais Regionais do Continente no período 2007-2013: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, e 30 milhões de euros provenientes da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças. 

O estudo de avaliação está a ser realizado pela empresa Augusto Mateus & Associados - Sociedade de Consultores, Lda, entidade selecionada pelo Banco Europeu de Investimentos para a sua realização.

 

Portal2020    Balcão 2020



IFRRU2020

Newsletter | Alentejo 2020