A Autoridade de Gestão do Alentejo 2020 assinou, no dia 17 de Junho, os Termos de Aceitação com 9 empresas, que vão permitir a contratação por estas PME de 41 postos de trabalho de recursos humanos altamente qualificados.
Estes primeiros 9 projectos, aprovados nas duas fases do concurso desenvolvido, representam um montante de apoio do Fundo Social Europeu - FSE de 2,1 milhões de euros e um investimento elegível aprovado de 4,1 milhões de euros.
O grau académico dos recursos humanos a contratar deverá ter nível de qualificação igual ou superior a 6 (licenciados, mestres, doutorados ou pós‐doutorados), como forma de aquisição de massa crítica e de suporte ao desenvolvimento de processos que promovam a inovação empresarial.
O Alentejo 2020 no seu objectivo de reforço da competitividade da economia e promoção do perfil de especialização produtiva, apoia o empreendedorismo qualificado e criativo, a inovação, a internacionalização, a incorporação de factores imateriais de competitividade e a promoção da transferência do conhecimento científico e tecnológico para as empresas.
Pretende estimular uma economia que privilegie a inovação e o emprego qualificado e que promova um melhor ajustamento entre as qualificações produzidas e as procuradas pelo mercado de trabalho, de forma a melhorar as perspectivas de empregabilidade.
Dando continuidade a este apoio às PME, durante o mês de Junho, e conforme Plano de Avisos divulgado no site do Alentejo 2020 e do Portugal 2020, irá ser aberto um novo concurso para a tipologia de Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados.