Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Comité de Investimento JESSICA reuniu na CCDRA

O Fundo JESSICA Portugal reuniu o seu Comité de Investimento na CCDRA no dia 19 de Março. Nesta reunião, foi abordado o ponto de situação da execução dos FDU - Fundos de Desenvolvimento Urbano, e debatidas algumas questões de ordem técnica referentes ao Fundo JESSICA.

A iniciativa JESSICA, desenvolvida pela Comissão Europeia em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI), tem comprovado a aceitação do financiamento da reabilitação urbana através de instrumentos de engenharia financeira - que desafiam os promotores de investimentos e as entidades financeiras gestoras de Fundos de Desenvolvimento Urbano a utilizar mecanismos reembolsáveis para viabilização de investimentos. 

O Fundo JESSICA gere 132,5 Milhões de euros de fundos comunitários e nacionais, alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano, para um montante total de financiamento disponível de mais de 300 milhões de euros.

Sob o lema de “O crescimento começa nas Cidades”, os fundos JESSICA já financiaram cerca de 215 milhões de euros em mais de 47 cidades portuguesas, alavancando um total de 430 milhões de euros em projetos sustentáveis. 

Na Região Alentejo, já foram financiados 15 projectos, com financiamento JESSICA total de 29 milhões de euros, desde equipamentos culturais, sociais, turísticos e de energia. Trata-se de projetos sustentáveis, enquadrados nas estratégias de desenvolvimento localmente desenhadas, criadores de riqueza. Em formalização, encontram-se mais 6 projectos de investimento, prevendo-se a assinatura dos respectivos contratos de financiamento durante o próximo mês de Abril.

O ano de 2015 marca o período em que não apenas a primeira utilização de fundos JESSICA é integralmente aplicada, mas também no qual se inicia a fase de reutilização de fundos, em que novos investimentos começam a ser financiados com as verbas reembolsadas pelos projetos inicialmente financiados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Qr Code
Portal2020    Balcão 2020



IFRRU2020

Newsletter | Alentejo 2020